(editando ainda)Platão e o discurso teosófico de um mensageiro do tempo

Platão chega em casa após mais uma caminhada com seu novo amigo, Sócrates. Bombardeado de tanta nova informação, ele chega a seu cômodo cansado, e logo adormece.
E nesse sono acomodado, após alguns minutos de sono, tem um sonho que mais parece algo real...

Platão se encontra próximo a um templo de Atenas. E lá se lembra de que tem que se encontrar com alguns colegas com quem ele estuda. Procurando mostrar o quão eficaz é o método da busca da verdade através de perguntas, respostas e mais perguntas.
Mas no caminho encontra um jovem, e ele o saudou:

- Olá Platão, conte-me o que sabes, afinal não és um sábio? É o que dizem não é?

Eloquente como é de costume na época, Platão logo coerge com classe:
- São para os ouvidos de uns os que faltam para entender em outros!

Jovem: Espero que desta faculdade me convenha! Vamos tente. Diga-me agora, o que sabes que tão valioso você tem por sua experiência de vida!

Platão: Só sei que nada sei. E é só o que posso afirmar-lhe com absoluta certeza!

Jovem: Pois Platão, já era de esperar esta tua resposta... Não. Antes que penses isto, asseguro-lhe que não estou zombando, ou fazendo você perder tempo.

Platão: Você esta mais parecendo um sofista, do qual estou saturado!

Jovem: Subestima-me falando desta maneira, meu caro Platão, sei mais sobre você do que pensas. Tanto sei que vim com boas intenções, ao contrario do que pensas.

Platão: Da onde vens?

Jovem: Não é ainda a hora desta resposta. Para provar que não venho para zombar-lhe. Já lhe declaro o fruto que sua filosofia semeara num futuro distante, só você sabes do valor de seus julgamentos acerca da sua criação, a perfeição Metafísica!

Platão: Não sei do que falas exatamente sobre Metafísica* devem ser algo que esta alem, superior, ao nosso mundo físico! E como podes ser tanta coincidência o que você diz com a raiz das minhas idéias?

Jovem: Pois então, apenas ouça, é o que tu sabes tão bem quanto argumenta afinal este é o segredo de todo grande filosofo. Venho do futuro Platão.

Platão: Hahaha! Tolo! Estou de saída!

Jovem: Posso ter lhe despertado com o que digo sobre você apenas coincidência, por eu não ter precisão do contexto temporal de seu pensamento! Mas de uma coisa tenho mais precisão, eu sei que você tem como objetivo, a implantação de uma estrutura política a partir de suas teorias da perfeição, a perfeição das idéias!

Platão: Os presságios então não mentiam, e os boatos de que o Oráculo esclarecia da chegada de um profeta do porvir! Diga-me o que tens a dizer, pois só podes ser emanação da Deusa Atenas, minha terra natal, e Deusa da sabedoria, se tu fores à transcendência de tal!

Jovem: Aristóteles! Saiba que, quem sabe que nada sabe terás a caminhar três possíveis trilhas!

Na primeira vencera o niilismo fruto da sabedoria e transcendera as atitudes fora dos padrões morais e criará algo melhor sem corrupções!

Na segunda tornara um niilista egoísta, pessimista em relação a evolução intelectual da humanidade!

E finalmente na terceira, será o que alguns farão no futuro, terás poderes e regalias graças ao mérito de tua sabedoria.
Basta você decidir o que fazer com tua convicção, e com isto produzirá obras que caminhe a humanidade de acordo com sua linha de pensamento sintetizada!

Platão: Compreendo, apesar de estar confuso sobre tanta sabedoria sobre algo que eu guardo apenas para mim. Estou convencido de que você não e um Homem, e sim uma divindade, ou fruto de tal!

Jovem: Não tentes compreender a minha existência, ou caminharas para a primeira trilha e se perdera nela como que eu lhe disse anteriormente, a loucura!
E deixo-te o próximo objetivo que terás que cumprir: Mantenha o conhecimento esotérico para os iniciados poderem transmitir pelas gerações, e o exotérico para ocultar-se dos que percorrem a terceira trilha!

Não deixando-se perder como os desesperançosos niilistas, os quais existirão muitos no futuro apos terem conhecimento de tuas obras Aristócles, que serás famoso pelo seu nome profano,
Platão, o pioneiro da metafísica! E até alvo serão suas obras de explicação da essência de certas crenças profetizadas por sua meta na Perfeição*.
o ciclo fundamental para imutabilidade do saber real esta entre as informacoes exotericas e do esoterico. Jorrados com sabedoria para manipular sua autenticidade.

Platao: Voce e bem confuso, mas e tuas palavras irei compreender, em breve.

Jovem: Ultima coisa, quando compor tua obra, nao deixe pistas da fonte do seu saber. Confunda a humanidade dizendo exatamente o que foi que houve, que fostes ilumidado por uma divindade, e eh soh. Esta selado por seculos a originalidade da tua filosofia!

E então, Platão a partir daquele sonho, iniciou sua utopia de uma nova sociedade, na qual tentou por três vezes, com tentativas fracassadas, influir no mundo da política. Mas suas obras deixariam arcas profundas no pensamento da humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário