A saude e o cancer

Voce podia ter cancer
Voce elogiaria meu cabelo
Voce entenderia porque escorrem lagrimas quando eu escrevo isso
Voce ao menos teria curiosidade sobre o que eu ando fazendo sozinho
Normalmente a cura trata a doenca
Quero pensar diferente
Rogar uma enfermidade, mesmo que metaforicamente
E o mesmo que deixar voce aprender o bem com o mal
O satanismo mantem o critianismo
O paganismo, o monoteismo
O mal, o bem
Nao quero que voce tenha cancer
Agora eu o tenho
E agora nao tenho porque manter esse orgulho
Minha vida esta curta, curta demais pra me esconder
Porque esses opostos parecem ser tao necessarios pra sabedoria divina
Sim, nao ha dharma superior a verdade, mas...
Nao quero saber o que e superior ao o que
O dharma e o que eu represento, meu eu real, sensivel
A verdade, uma utopia!
Utopia esta que energisa-me de forca de vontade
A motivacao que eu queria ter sem ter que conhecer o outro lado
O lado oposto...
O cancer que todos nos somos obrigados a enfrentar para rumarmos para o caminho verdadeiro
Obrigado mulher dos cabelos raspados
Nao tem muitos, mas sua cor rosa esta guardada aqui na memoria
Seu elogio espontaneo me inspira, um elogio a um desconhecido
Mas nao quero que todos tenham que passar pelo que voce passou para faze-lo

4 comentários:

  1. sabias palavras...todos nos temos um cancer preso, escondido dentro de nos e quando esse cancer aparece nos priva de certas coisas e isso faz com que percebamos os pequenos detalhes, coisas essas q antes eram despercebidas por n sentirmos falta... e com a perda vem a saudade, vem a falta... sabias palavras ;)

    ResponderExcluir
  2. Sr. Analista você agora hein!rsrs

    Mas sem poesia. Técnico como sempre sou. Estar privado de certas coisas, ou estar prestes a viver esta privação (em psicanálise a pulsão última que é a morte) aumenta e muito o valor destas mesmas coisas. Conseguir idealizar esta privação, esta falta, e por consequência o valor de tudo o que não se observa é o recado.

    ResponderExcluir
  3. "A motivacao que eu queria ter sem ter que conhecer o outro lado. O lado oposto..."

    Muuuito bom! hehe...

    ResponderExcluir
  4. Nossa, relendo esse texo, vejo que apenas uma história na qual uma senhora elogiou meu cabelo expontaneamente confundiu-se com uma experiencia metafisica sinistra, parece ser mais um poema subjetivo no qual apenas o autor compreende...

    queria expor o insight produzido pela senhora, a senhora que parecia estar motivada, curtindo a vida ao extremo devido ao seu cancer... essa alegria contagiante que eu queria que todos a adquirissem.. mas sem conhecer o outro lado, a doença... sem ter tal experiencia... a certeza da proximidade da morte.. que como heiddeger ja dizia "A angustia da morte faz que o Dasein caia neste ar inautêntico, quotidiano, num ser que não-verdade fáctica. Poque 'se' não Se permite pensar na própria morte, e só fala da morte na forma impessoal de 'morre-se'"(HEIDEGGER, Martin)

    ResponderExcluir